[2021] O que é explante de silicone? Saiba tudo sobre.

Saiba que existe uma cirurgia para a retirada das próteses, essa cirurgia é chamada de explante de silicone, e apesar de ser um procedimento relativamente novo, já está fazendo a cabeça da mulherada. Hoje eu vou contar tudo que você precisa saber sobre a cirurgia para a retirada das próteses.

Você sabe o que é explante de silicone? 

explante de silicone

Certamente você já ouviu em alguma roda de amigas, alguma mulher, levantando o assunto sobre o explante de silicone, seja por mudança de fase ou até mesmo pelas mudanças corporais que ocorrem por influência das prótese.

Com isso, muitas mulheres estão optando por retirar as próteses. Elas tem objetivo de aumentar o tecido mamário, sempre informo isso as minhas pacientes no procedimento de mastopexia.

Apesar de ser uma coisa totalmente aceitável e de certa forma esperada ao longo dos anos, a tendência é sempre ganhar peso com o passar do tempo. E isso é da natureza do ser humano.

Quando se escolhe colocar uma prótese de silicone aos 20 anos, pode ser que ela dure muitos anos ou que o organismo não se adapte tão bem.

Nisto será necessário pensar no que fazer, recebo em meu consultório, mulheres que têm escolhido fazer o explante de silicone, não ter mais a prótese no organismo.

Tá, mas e como funciona o explante de silicone?

É tranquilo pensar em ficar sem a prótese?

Na verdade, não, o procedimento da retirada do silicone é muito mais complexa do que o procedimento para colocar, por a prótese ser um produto fabricado,  será escolhido de acordo com a sua anatomia em conjunto com seu desejo estético. 

Também é um resultado muito mais previsível, quando se pensa em realizar os planos, as pacientes precisam entender que essa prótese causou uma nova distribuição do tecido mamário, e esta distribuição é imprevisível.

Só conseguimos entender o que aconteceu de fato com tecido mamário ao longo dos anos, depois que é feita a retirada da prótese.

E assim pode-se avaliar a espessura do tecido mamário em todas as regiões e nas duas mamas. Esse ponto é muito importante para que a paciente entenda o porquê que o explante de silicone ser muito mais complexo.

Normalmente neste procedimento é necessário retirar a cápsula que se forma em volta das próteses, a chamada capsulectomia total, é um procedimento muito trabalhoso.

A cápsula da prótese é um tecido cicatricial que o próprio organismo cria para se proteger daquele corpo estranho.

As cápsulas existem em qualquer prótese colocada no organismo, tais como: prótese de joelho, quadril, entre outras.

Não é somente nas próteses de mama, porém quando resolvemos fazer o explante de silicone, o ideal é que as cápsulas sejam retiradas, pois, elas não terão mais utilidade sendo tecidos reacionanol, na qual podem ter reações inflamatórias no futuro, por isso o ideal é retirar essas cápsulas.

Porém, isso não é simples, nas cirurgias de explante de silicone que tenho feito, só a capsulotomia dura em torno de 2 horas, para vocês terem ideia, quando é feito o procedimento para colocar as próteses, a cirurgia toda é feita nesse tempo.

Após isso é iniciado o processo criativo de montar essa nova mama com um aspecto estético mais agradável.

O explante acaba durando em torno de 6 a 7 horas, mesmo com essa demora no procedimento é possível conseguir bons resultados.

E os resultados

Antes X Depois

Antes do procedimento é feita uma avaliação por ressonância magnética das mamas, com isso é possível ver a quantidade de tecido mamário e gordura que a paciente tem, isso é discutido com o paciente já na avaliação.

Com isso é possível fazer uma comparação de resultados na qual já tenho com explante, de outra paciente que possui aspectos semelhantes, tais como: o tipo de ressonância, a quantidade de tecido mamário, biotipo, distribuição de peso e altura, entre outros.

Então é possível ter uma noção de como fica a mama após o procedimento. Isso é feito justamente para conscientizar a paciente da escolha que ela está fazendo de retirar as próteses.

A expectativa e o planejamento de qualquer cirurgia plástica é fundamental para se ter um bom resultado. 

No explante isso não é muito diferente, porém é muito mais delicado porque é um procedimento relativamente novo, e muitos cirurgiões plásticos, ainda, não estão confortáveis em realizar o procedimento,  por pensarem que as pacientes não ficarão satisfeitas com o resultado. 

Pois, no senso comum, as próteses de mama tem um res​​ultado estético satisfatório, e a retirada das próteses não.

Mas não é isso o que observo no meu dia a dia, é que sim, conseguimos construir novas mamas pequenas e delicadas, na qual as pacientes conseguem conviver muito bem.

E sem necessidade de carregar uma prótese, ou de fazer cirurgias futuras e trocas pelo resto da vida.

Explante de silicone valor: É muito caro?

Outro questionamento que recebo muito, é em relação ao valor do explante ser muito mais alto do que o valor do implante. 

Isso é muito fácil de entender, pois o profissional que irá lhe acompanhar no explante de silicone terá muito mais trabalho, do que o profissional que fez o procedimento do implante.

Como já falamos anteriormente, a cirurgia do explante é um procedimento que em meu cirúrgico tem durado em torno de 6 às 7 horas.

Logo, é um procedimento muito trabalhoso, pois é necessário cuidar da cicatriz no pós-operatório, e por isso é necessário ter atenção redobrada nesse tipo de cirurgia.

Então os valores são maiores porque o trabalho e a complexidade são maiores, e os benefícios também seguem essa mesma linha, como : a intenção da paciente em ficar sem a prótese e a não necessidade de uma obrigação de cirurgias futuras para troca da prótese.

Tudo isso deve ser considerado, quando a avaliação for feita para fazer ou não o explante.

É muito importante ter a clareza de qual é o resultado estético da paciente, qual o tamanho da mama que a paciente busca no futuro.

Isso varia de paciente para paciente, uma mulher de 20 anos tem preferência por um tamanho de mama, já uma mulher de 50 anos tem preferência por outro tamanho.

O tempo passa e essa é a grande variável que acontece na vida das mulheres, que fazem com que ela acabe escolhendo não ter mais a prótese dentro do organismo.

E para concluir…

Eu acho importante informar que o explante não está ligado necessariamente a doenças no (silicone), ou a questões autoimunes em que estão em investigação e necessitam de mais pesquisas científicas. 

O explante está mais relacionado às escolhas futuras de fazer ou não fazer novos procedimentos e ao tamanho da mama que você deseja ter a medida que o tempo vai passando. 

Espero que vocês tenham entendido como é feito e quais cuidados você deve tomar ao fazer o explante.

Ah! E não esquece de escolher um profissional em que você confie e esteja confortável para esclarecer suas dúvidas.

Deixe um comentário